quinta-feira, 28 de maio de 2009

Fevereiro teve carná!


Botamos nosso bloco na rua... foi muito legal!

Depois de botar a casa em ordem, cá estamos, firmes que nem gelatina, pra levar este blog adiante. Tantas coisas aconteceram que a gente nem sabe por onde começar... daí a demora!

Pra quem ainda não sabia, o Espaço Arterial ganhou 2 prêmios no final do ano passado: Ponto de Leitura e Pontinho de Cultura, ambos do MINC. Vai daí que o trabalho não só continua como aumentou, olha que coisa boa!

O Jornal da Hora continua a toda pilha, tá completando 1 ano de existência no mercado cultural competindo com toda a pequena grande imprensa. Nossos jornalistas estão dando um banho de jornalismo literário autêntico (será que tem acento? alô! prof. Pasqualeê), temos redatores, ilustradores, fotógrafos, entrevistadores, inventores de passatempos, poetas, colaboradores, toda a turma de profissionais que um jornal precisa. Já estão até se achando formadores de opinião! haha!


No carnaval o Bloco das Emílias e Viscondes foi pra rua homenagear a Tia Nastácia do Sítio do Picapau Amarelo. Como nos outros anos a marchinha foi composta pelos músicos Jica y Turcão e interpretada pela cantora Ivete Matos. A ritmista Inaiá ensaiou as meninas pra tocarem o xequerê . Os músicos orientaram a bateria que, além da garotada na percussão teve ainda a participação do Matias no trompete que é um músico do bloco Lira da Vila. Valeú Matias!
Os bonecões foram criados pelo Gon, que foi também quem saiu no bloco vestido de Tia Nastácia! Tivemos as presenças de Visconde, Emília,Tia Nastácia e Cuca. As fantasias da moçada foram boladas e confeccionadas nas oficinas de adereço do Arterial orientadas pela Valéria e a Vera. A Niti bolou os desenhos das camisetas e do cartaz do bloco. A Jacque filmou e a Sara fotografou. A Dulce que não é nada boba, saiu pra brincar na turma do xequerê. Apesar de ter chovido nos ensaios, no dia fez o maior sol e a sede foi aplacada pela boa água distribuída pelas colegas Marilse e Dorothy. O bloco teve a presença maciça de crianças da EE Arthur Guimarães e da Casa São José, além das moradoras daVila Buarque, é claro! O carro de som foi patrocinado pelo SESC Consolação. Aiyra deu seu ar da graça. Emilia conseguiu uma janela de tempo pra acompanhar...
Depois de tudo isto, ainda nos preparamos pra viajar ao RJ no dia seguinte, mas isto é uma outra história.

Aí vem o Boi!!....
Em abril começaram os ensaios para a apresentação do Boi da Vila Buarque. A data ainda não foi definida, a idéia é que seja no dia da festa junina da Vila Buarque. Assim como no ano passado terá também uma apresentação na escola Arthur Guimarães e estão pensando em fazer no dia de São Marçal, dia 30 de junho. Por que estão pensando neste santo? A gente também ainda não sabe direito. Vamos investigar e contamos depois, tá legal?

Antes de terminar lembramos que o Instituto Espaço Arterial está fazendo formação de mediadores de leitura na EMEF Eurico Gaspar Dutra com as turmas das 5a. 6a. e 7a. séries para que em breve eles desenvolvam este trabalho na própria escola com as crianças menores.

E a Valéria procura desesperadamente jovens bolivianos que queiram participar da formação de mediadores de leitura para o seu projeto que é patrocinado pelo VAI e tem o objetivo de mediar leitura para as crianças que frequentam a praça Kantuta, maioria composta de imigrantes bolivianos. Sabe onde fica? No bairro Pari. As meninas organizadoras estão cansadas de gastar o portunhol apresentando o projeto lá, o povo gosta, aplaude, mas até agora ninguém se inscreveu para as oficinas. Bamos aí, pueblo?

Hasta la vista pessoal!

Nenhum comentário: